5 tipos de árvores frutíferas para plantar no quintal de casa

Assim como árvores nas calçadas podem embelezar as ruas, quando dentro de seu quintal não deixa de ser um encanto. Cuidar, regar colher os frutos e comê-los sem usar agrotóxicos, fazer receitas e sucos naturais é uma paixão para muitos.

Seja num quintal pequeno dentro da cidade ou num terreno espaçoso para animais poderem circular livremente, ter um espaço com árvores só melhora a qualidade de vida.

Benefícios de árvores frutíferas

– Atração de polinizadores:

Árvores frutíferas tendem a atrair mais polinizadores do que árvores não frutíferas, como por exemplo, abelhas e borboletas que auxiliam para a produção de mais frutos.

– Sombreamento

As copas das árvores frutíferas servem como refúgio nos dias de verão e sol quente, projetando uma área de sombreamento e causando uma diminuição do calor.

– Diminuição dos gases do efeito estufa

As árvores, no seu processo de fotossíntese, absorvem o gás carbonico (Co2), que é um dos gases de efeito estufa, e libera o oxigenio (O2) que é fundamental para a vida dos seres humanos.

Espécies mais interessantes de árvores frutíferas para plantar no seu quintal ou calçada

1. Jabuticaba – Pode produzir frutos abundantemente durante o ano, se adapta a diferentes tipos de clima e regiões. Fruto extremamente doce, ótima opção para apanhar e já comer!

2. Goiaba – Exige uma exposição constante ao sol, caso não tenha grande incidência de raios solares e clima quente ela não produz frutos em grandes quantidades. Possuí uma grande variedade, de vermelha e branca e atraí pássaros.

3. Acerola – Seu plantio é ideal nos períodos de chuvas, em solos bem drenados e profundos. Exige bastante água na época de frutificação. Pode fornecer três ou mais safras durante o ano.

4. Pitanga – Responde bem em solos férteis e bem preparados, em que a fertilidade do solo seja constantemente avaliada. A época ideal de plantar pitanga é no mês de maio até o final do inverno.

5. Amora – é uma planta rústica e portanto tem adaptação a vários tipos de solo porém vai melhor nos úmidos, os frutos começam a aparecer a partir de setembro e novembro temperatura ideal para essa espécie varia entre 24 ºC e 28 ºC.

Antes de tudo é necessário conhecer qual o tipo de solo onde a árvore será plantada para que não haja frustrações futuras caso a espécie não se estabeleça e assim não produza frutos.

Além disto, é essencial saber as práticas de cultivo para sua árvore frutífera como: qual a época ideal para o plantio de cada espécie, o tamanho do berço para inserir a muda no chão de forma a não tencionar a raiz e também realizar a análise de solo do seu terreno.

O planejamento vem desde a aquisição de mudas na hora de escolher um fornecedor experiente que não vá vender mudas doentes. E o acompanhamento da muda se faz importante, pois pode levar alguns anos até que ela se estabeleça, cresça e produza frutos.

Sua árvore frutífera está oferecendo risco de acidente dentro da sua casa? Está comprometida e não há outra saída a não ser cortá-la? Então, não deixe de conferir o nosso post“Preciso cortar uma árvore, e agora?”.

 6 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?