Hortas urbanas e sua importância ecossistêmica

As hortas urbanas melhoram a qualidade de vida da população por diversos fatores. Confira por que elas são essenciais e você deve ter uma em sua casa!

Hortas Urbanas

Os impactos ambientais da urbanização comprometem a população, as construções e a vegetação que compõem o ambiente urbano. As enchentes são exemplos de problemas que crescem a cada dia, pois os dispositivos drenantes urbanos como os bueiros são facilmente entupidos. Os canteiros caracterizam-se como dispositivos insuficientes para suportar o volume de água proveniente das fortes chuvas. Uma alternativa para resolução destes problemas é o aumento dos serviços ecossistêmicos na cidade a partir da implementação de telhados verdes, jardins de chuva, florestas de bolso e hortas urbanas, a fim de melhorar a drenagem de água na cidade.

As hortas urbanas merecem um destaque especial pois:

  1. são uma alternativa acessível;
  2. promovem segurança alimentar à população;
  3. constituem áreas verdes na cidade assim como a arborização urbana;
  4. proporcionam a descontaminação do solo 
  5. aumentam a área para a infiltração da água das chuvas.

Esses fatores estão vinculados a impermeabilização dos solos em ambientes urbanos, desfavorecendo o escoamento e por fim comprometendo o bem-estar da população que sofre com graves enchentes. Além disso, as enchentes podem trazer doenças, piorando ainda mais a qualidade de vida da população. 

Por este motivo áreas que possuem hortas podem evitar o risco de alagamentos, auxiliar na conservação, descontaminação e descompactação do solo melhorando a sua capacidade de infiltração, bem como possibilitar o aparecimento de novas nascentes.

Portanto, entender a dinâmica das hortas urbanas e os benefícios que elas geram para o bem-estar da população na cidade é de grande importância. Alguns dos principais benefícios são: produção de alimentos, promove a segurança alimentar e educação ambiental a partir de elementos que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, por fim, o modo de preparo dos vegetais a partir receitas saudáveis, bem como auxiliar no manejo correto para conservação do solo.

 7 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?