Quais são os primeiros passos para iniciar seu projeto de arborização?

Após descobrir o que você precisa saber para valorizar seu imóvel e como a arborização pode valorizar um imóvel, é aconselhável entender como funciona um projeto de arborização/paisagismo e quais as melhores opções a serem tomadas para melhorar seu ambiente tornando-o mais verde e harmonioso!

Primeiros Passos para a Arborização

         É necessário saber o que se deseja plantar na área do seu projeto de arborização. Essa reflexão envolve inicialmente o interesse pessoal, podendo aparecer os seguintes questionamentos: Uma espécie florífera ou frutífera? (Veja 5 tipos de árvores frutíferas para plantar no quintal de casa). Uma espécie de rápido crescimento ou de crescimento lento? Uma árvore alta ou uma baixa?

         Todas essas dúvidas iniciam o processo de escolha na implantação da arborização, mas que só se concretiza e aumenta as chances de sucesso quando feitas sob base de estudos, caracterizando um projeto de arborização ou paisagismo.

Estudando a Área do Projeto

         A primeira parte do processo se baseia no estudo da área em questão, sendo a base do planejamento do projeto. Essa etapa pode ser chamada de Avaliação da arborização, que consiste no levantamento do maior número de informações sobre a vegetação existente no local de interesse.

         Essa avaliação abrange não só os aspectos arborísticos, mas garante a viabilidade das funções e benefícios estéticos, ambientais, sociais e econômicos pretendidos com a implantação da arborização no local.

         Essas informações sobre a área de interesse são levantadas por meio de um inventário, que conhece e avalia o patrimônio arbóreo existente, identifica locais para o plantio de novas árvores, monitora a arborização, determinando espécies mais adequadas e resistentes ao ambiente local, avalia os custos da arborização, analisa o solo e os fatores climáticos e hídricos e etc.

Outros parâmetros usados nessa avaliação são:

  • Localização da árvore(s)
  • Características da espécie escolhida
  • Características do local em questão (bióticos, físicos e fundiários)

         Além disso, é necessário muito conhecimento sobre o manejo da árvore escolhida, que garante o sucesso do projeto de arborização.

Como pôde-se ver, esses processos demandam de especialidades técnicas para que consiga atingir o melhor resultado, portanto é recomendável que seja realizado e acompanhado por um profissional da área.

Ficou interessado em implantar um projeto de arborização no seu imóvel? Informe-se

 6 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?