Serviços Ecossistêmicos e sua relação com PRAD

Serviços ecossistêmicos

Como visto em “Fragmentação de Habitats: Causas e Implicações”, a fragmentação de habitats altera diversos ciclos e características do habitat, causando desvantagens para o ecossistema e para nós que dependemos dos seus serviços.

Estes, chamados de serviços ecossistêmicos, são os bens e conveniências que obtemos dos ecossistemas direta ou indiretamente. Podem ser, por exemplo, serviços de:

Regulação:

-Regulação climática;

-Purificação da água;

Abastecimento:

-Alimentos;

-Água;

-Madeira;

-Fibras;

-Bioquímicos;

Culturais:

-Ecoturismo;

-Educacional;

-Cultural;

Suporte:

-Formação do solo;

-Produção de oxigênio;

-Ciclagem de nutrientes;

Beneficios dos serviços ecossistemicos

Embora apresentem variados benefícios, os serviços ecossistêmicos vêm sendo afetados principalmente por causas antrópicas.

Um bom exemplo é a diminuição da população de abelhas, causada pela degradação dos habitats das abelhas selvagens e do uso massivo de agrotóxicos e agroquímicos, afetando a polinização.

Esta, é um contribuinte essencial para a produção de alimentos e estabelece uma ligação direta entre os ecossistemas naturais e os sistemas de produção agrícola.

Mesmo com a elevada relevância da polinização, as atividades que vêm levando a um declínio na diversidade de polinizadores não tem fim.

Relação dos serviços ecossistemicos com PRAD

Os diversos benefícios que os ecossistemas apresentam influenciam o bem-estar da população mundial e a economia, sendo de grande importância manter o bom funcionamento e cuidados necessários para não sofrermos com a perda dos serviços ecossistêmicos e os prejuízos que áreas degradadas oferecem.

Em ambientes que se evidenciam um processo de degradação, há o projeto de recuperação de áreas degradadas (PRAD), que possibilita que o espaço danificado tenha novamente seus recursos bióticos e abióticos suficientes para que seja equilibrado.

Para entender melhor, leia a seguir o nosso post “O que é PRAD?”  ou entre em contato conosco!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?