5 dicas para mehorar o desempenho do jardim da sua casa

A importância de se ter plantas em sua casa é conhecida, os benefícios de um bom jardim vão desde relaxamento, concentração até melhorias na umidade e purificação do ar, minimizam alergias, são esteticamente agradáveis e muitos outros.

Muitas pessoas querem ter um jardim bonito e produtivo mas não sabem como ou não sabem porque ele não vai para frente.

Se você é uma dessas pessoas, confira algumas dicas para melhorar a estética e desempenho do seu jardim ou mesmo começá-lo do zero:

1. Espaço

É preciso ter um espaço estabelecido para planejar as espécies . Também é importante que esse espaço receba iluminação e água .

Outro fator é se esse espaço está perto de calçadas ou da casa, pois árvores grandes podem danificar essas construções com sua raiz dependendo da distância.

O tamanho do seu espaço livre para fazer um jardim não importa muito, é possível começar seu jardim em pequenos espaços.

2. Iluminação

Cada espécie possui uma preferência luminosa, e isso pode influenciar na florescência, crescimento e frutificação destas. Assim, a iluminação disponível e os outros fatores listados irão dizer quais espécies são mais adequadas.

É importante lembrar que se seu espaço já tiver árvores, elas sombreiam o solo ao redor, impossibilitando colocar espécies de extremo sol perto destas.

3. Escolha das espécies adequadas

Depois de pensar no espaço, iluminação, podemos pensar nas espécies mais adequadas para o plantio levando em consideração, além desses dois potos,  o tipo de solo, e se é necessário ou não a adubação antes do plantio.

4. Regas

A água é um dos elementos mais importate para o sucesso do seu jardim.

Porém quantidade de regas necessárias varia de acordo com a frequência de chuvas, espécies plantadas e o solo do local. 

Não exite uma regra geral para as regas, atente-se ao que suas plantas necessitam para que elas cresçam e se desenvolvam.

5. Podas e manutenção

Depois de um jardim montado e prosperando é importante realizar podas em algumas espécies, mantendo um ambiente mais harmônico e evitando que elas invadam o espaço umas das outras.

Quer saber mais sobre o paisagismo e as principais espécies utilizadas para este propósito? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais que em breve vem mais conteúdos por aqui!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?