A importância de se ter plantas em sua casa é conhecida, os benefícios de um bom jardim vão desde relaxamento, concentração até melhorias na umidade e purificação do ar, minimizam alergias, são esteticamente agradáveis e muitos outros.
Muitas pessoas querem ter um jardim bonito e produtivo mas não sabem como ou não sabem porque ele não vai para frente.
Se você é uma dessas pessoas, confira algumas dicas para melhorar a estética e desempenho do seu jardim ou mesmo começá-lo do zero:
1. Espaço
É preciso ter um espaço estabelecido para planejar as espécies . Também é importante que esse espaço receba iluminação e água .
Outro fator é se esse espaço está perto de calçadas ou da casa, pois árvores grandes podem danificar essas construções com sua raiz dependendo da distância.
O tamanho do seu espaço livre para fazer um jardim não importa muito, é possível começar seu jardim em pequenos espaços.
2. Iluminação
Cada espécie possui uma preferência luminosa, e isso pode influenciar na florescência, crescimento e frutificação destas. Assim, a iluminação disponível e os outros fatores listados irão dizer quais espécies são mais adequadas.
É importante lembrar que se seu espaço já tiver árvores, elas sombreiam o solo ao redor, impossibilitando colocar espécies de extremo sol perto destas.
3. Escolha das espécies adequadas
Depois de pensar no espaço, iluminação, podemos pensar nas espécies mais adequadas para o plantio levando em consideração, além desses dois potos, o tipo de solo, e se é necessário ou não a adubação antes do plantio.
4. Regas
A água é um dos elementos mais importate para o sucesso do seu jardim.
Porém quantidade de regas necessárias varia de acordo com a frequência de chuvas, espécies plantadas e o solo do local.
Não exite uma regra geral para as regas, atente-se ao que suas plantas necessitam para que elas cresçam e se desenvolvam.
5. Podas e manutenção
Depois de um jardim montado e prosperando é importante realizar podas em algumas espécies, mantendo um ambiente mais harmônico e evitando que elas invadam o espaço umas das outras.
Quer saber mais sobre o paisagismo e as principais espécies utilizadas para este propósito? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais que em breve vem mais conteúdos por aqui!