A Engenharia florestal ainda não é um curso muito conhecido no Brasil, diversas vezes escutamos “é a mesma coisa que ambiental? ”. Hoje iremos te explicar a importância do engenheiro florestal e um pouquinho da sua história.
Um pouco da história:
O pioneiro nos estudos florestais foi Johann Heinrich Cotta (1763- 1844), ele estudou matemática, ciências naturais e administração pública na universidade de Jena (Alemanha). Inicialmente seu pai tinha lhe ensinado sobre silvicultura e estudos florestais.
Em 1811, Heinrich Cotta fundou a Real Academia Florestal, a primeira escola de Engenharia florestal (funciona até hoje como Universidade de Tecnologia de Dresden). Na mesma época foi criado o Jardim Botânico Florestal de Tharandt, um dos mais antigos do mundo. Nessa época as florestas Alemãs apresentavam crescentes devastações provocando o aparecimento de projetos de gestão, reflorestamento e ensino de silvicultura.
Afinal, o que é engenharia florestal?
A Engenharia Florestal é um segmento da engenharia que de modo geral aborda tudo em relação às florestas e alcança seu destaque visando o melhor aproveitamento das florestas e a utilização sustentável dos recursos naturais.
Atualmente o Engenheiro Florestal tem principalmente a preocupação com o meio ambiente e a produção florestal, algo bem procurado no mercado. Entre as vagas oferecidas atualmente estão:
- Auditor fiscal de Meio Ambiente
- Análise de viveiros florestais urbanos
- Gestor de reservas ecológicas
- Analista de projetos ambientais
- Educação ambiental
O profissional de Engenharia Florestal pode ser encontrado trabalhando em órgãos ambientais e em empresas privadas e públicas.
O Brasil com seus diversos biomas e florestas oferece uma grande área de atuação para engenheiros florestais. Por ser uma profissão considerada nova, nem todas as faculdades oferecem o curso, entre os destaques no ensino de Engenharia Florestal está a UFSCar, local também em que reside a Ecoflorestal Jr.
Por fim, gostaríamos de compartilhar com vocês uma frase, de Heinrich Cotta, que resume bem a Engenharia florestal:
“Eu sou um filho da floresta… Nenhum telhado cobre o local onde nasci, carvalhos e folhas sombreiam sua solidão e a grama cresce em cima dele. A primeira música que ouvi foi dos pássaros da floresta, os meus primeiros ambientes foram árvores. Assim, meu nascimento determinou a minha vocação”