Eucalipto e o Sistema Respiratório

Muito se fala sobre a importância do cultivo do eucalipto na produção de celulose (papel) e consequentemente na economia. Porém você sabia que o uso do eucalipto vai muito além da celulose? Hoje nós iremos mostrar como o Eucalyptus globulus pode ajudar o seu sistema respiratório!

No eucalipto se encontram algumas substâncias que podem ajudar e até melhorar a sua respiração:

– taninos: reduz a quantidade de muco;

– eucaliptol e o citronelol: deixam as secreções mais fluidas e fáceis de serem expelidas assim melhorando a respiração. Além disso, o eucaliptol também dilata os brônquios, facilitando a respiração e a saída de muco.

– Inalar as folhas do eucalipto limpa as mucosas nasais.

Como usar essa planta para melhorar a respiração:

Inalação: ferva 1 litro de água com 6 ou 8 folhas de eucalipto e aspire o vapor.

Outros benefícios : com o chá de folha de eucalipto é possível combater febre e dores de ciática e gota. Seu óleo essencial tem propriedades antissépticas.

Tem alguma contraindicação? Em pessoas com asma seca (sem catarro), o eucalipto pode ter efeito contrário, piorando o quadro alérgico. Em excesso ele pode causar sonolência, vômitos e até a perda da consciência. A Eco recomenda a procura de um médico caso você apresentealgum problema respiratório. Para saber mais sobre os benefícios das plantas no nosso corpo confira o post“a importância das plantas na pandemia”.

 9 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?