Você sabe onde são produzidas as mudas arbóreas?

Na preservação de florestas, manutenção do ambiente e produção para o mercado são utilizadas mudas de espécies arbóreas variadas, podendo ser mudas de árvores nativas, frutíferas, espécies utilizadas na produção como eucalipto, pinus e outras. Mas você sabe de onde vêm essas mudas?

Os viveiros florestais são responsáveis por cederem essas mudas. Neles ocorre o desenvolvimento de sementes que são cultivadas até se tornarem mudas. Quando as mudas alcançam certo desenvolvimento são destinadas aos locais onde será realizado o plantio.

Então, qual a importância dos viveiros?

A produção de mudas florestais em qualidade e quantidade é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de bons povoamentos florestais.

Dessa forma, os viveiros são essenciais para a preservação de áreas verdes, recuperação de áreas degradadas, compensação ambiental, restauração de mata ciliar e até para o mercado de celulose e outros produtos extraídos das florestas.

Como funciona em áreas públicas?

Bom, nas áreas públicas não poderia ser diferente, as árvores e demais plantas que ornamentam as cidades são obtidas através dos viveiros municipais. E além de suprir a demanda da cidade, as mudas são doadas para qualquer pessoa que more no município desde que comprove que possuem espaço para plantio das mesmas.

De acordo com o site da prefeitura da cidade de São Paulo, o próprio solicitante deve retirar a muda de segunda a sexta, das 8h às 15h, com um veículo aberto, já que as elas possuem mais de 2 metros de altura. É preciso levar alguns documentos como IPTU ou isenção em próprio nome, RG, metragem da área livre permeável e fotos do local onde o plantio será feito, preencher e assinar o Termo de Responsabilidade e a Ficha de informações, instrumentos disponíveis no local e que permitem a composição do banco de dados com espécies fornecidas e locais de plantio, isso para o município de São Paulo. Para saber informações de doação de mudas no seu município consulte o site da prefeitura e como funciona o viveiro de mudas nesse local.

Você sabia?

Algumas empresas florestais, como as que cometem reflorestamento com pinus e eucaliptos, criam seu próprio viveiro e desenvolvem ações para minimizar seu impacto na produção.

Se interessou pelo assunto? Então confira o que você precisa que saber antes de começar seu viveiro de mudas e aprenda como planejá-lo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?