O que é analisado na Avaliação de Impacto Econômico?

Confira como os impactos econômicos de um projeto são analisados e quais aspectos devem ser utilizados na avaliação.

Como definido no postVocê conhece a Economia Florestal?a Avaliação de Impacto Econômico quantifica o retorno econômico de um projeto através de uma metodologia científica.

Porém como conseguimos analisar e avaliar os impactos econômicos de um projeto? Uma das grandes ferramentas que nos auxiliam muito nessa hora é a análise “Benefício/Custo”. Está análise está baseada no processo pra estimar a eficiência econômica antes da implementação do projeto.

Para fazer essa avaliação é preciso analisar 4 aspectos:

  • Descrever detalhadamente o projeto a ser implementado;
  • Pesquisar e precificar todos os insumos que serão necessários durante a realização do projeto;
  • Elaboração de um fluxo de caixa (comparar os custos e benefícios do projeto, ficar atento a tudo que vai sair e entrar de dinheiro, para poder avaliar se o projeto vai dar lucro ou prejuízo)
  • Se o valor de saída for maior que o valor que entra no caixa, o projeto não é economicamente viável.

Através dessa avaliação é possível pré-diagnosticar se um projeto é viável ou não em quesitos monetários. Se o valor de gastos com o projeto for maior que o retorno que o projeto oferece (a longo e médio prazo) não é viável a realização do mesmo.

A avaliação de impacto econômico auxilia também no processo de melhoria do projeto, e se ele não for viável é possível tentar identificar o fator que está fazendo o projeto não dar lucros e tentar melhorá-lo para que este projeto seja viável.

Quer saber em quais aspectos a avaliação de projeto pode te beneficiar? Fique de olho nas nossas redes sociais e assine nossa newsletter para não perder o nosso novo post!

 8 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?