Você sabe como uma vegetação pode influenciar no clima?

Já sabemos que o clima e a vegetação de um determinado local estão correlacionadas. As atividades climáticas influenciam o comportamento e tipos de biomas, porém o clima de alguma forma está relacionado com as plantas de uma área, mas você sabe como?

A vegetação pode influenciar o clima de diversas formas, desde da temperatura até a umidade do ar, Isso quer dizer que quando é alterado um vegetação de um certo local pode promover mudanças climáticas nessa área e ainda, talvez, em outras partes do mundo. 

Temperatura

O desenvolvimento de vegetais possuem a função de absorver grande parte da energia transmitida pelo sol que reflete sobre a terra. Desse modo, quanto maior o grau de reflexão o impacto do efeito estufa tende a ser maior. Assim, locais com uma quantidade menor de vegetação tem a capacidade de absorver mais calor da superfície, assim, acarretando o aumento da temperatura. 

Umidade 

A presença de uma maior cobertura vegetal influencia a quantidade de umidade presente no ar. O processo chamado evapotranspiração ocorre na grande parte das florestas do planeta terra, nesse processo ocorre a perda de água de uma comunidade ou ecossistema para a atmosfera, causada pela evaporação a partir do solo e pela transpiração das plantas. Ou seja, a água presente nas folhas das plantas e abaixo do solo, que são captadas pelas raízes da vegetação, evaporam-se, tornando o ar mais úmido.

A maior umidade no ar tem como consequência uma menor amplitude térmica,

isso quer dizer, há a ocorrência de temperaturas mais constantes, devido a

água no ar conserva o calor por um período maior. 

Incidência de chuvas

Esse é outro fator que a vegetação pode influenciar no clima. A formação de chuvas deve-se à concentração de umidade no ar. Um exemplo de vegetação que influencia na chuva é a floresta amazônica: ela não é responsável apenas pelo chuva do seu local mas também em várias partes do brasil, porque as massas de ar se deslocam para outras regiões do continente. 

E vale ressaltar que, além das vegetações contribuírem na composição climática ela também auxilia diretamente o solo, fertilizando ele com matéria orgânica vinda de diversas partes a estrutura da vegetação, se transformando em nutrientes. É importante lembrar que as vegetações também são de suma importância para a proteção dos solos contra o processo de erosão.

De acordo com a ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), o desmatamento é a segunda maior causa das mudanças climáticas, assim, acelerando o processo de aquecimento global. Em um relatório divulgado em 2018, aproximadamente 20% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento. Por ano as vegetações das florestas absorvem cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2.

“O levantamento da FAO revela ainda que a interrupção ou redução do desmatamento em zonas tropicais responderia por até 30% da capacidade de mitigar as mudanças climáticas.” (Nações Unidas Brasil)

Dessa forma, a preservação de vegetação é muito importante para a preservação climática, contribui para a diminuição dos efeitos do aquecimento global e outros diversos fatores que preservam a vida no planeta. PROTEJA O MEIO AMBIENTE.

 6 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?