Descubra os avanços da indústria de papel e celulose no Brasil

Desde 2018, a indústria de papel e celulose vem apresentando um grande aumento, tanto na produção de celulose como nas exportações, diminuindo a taxa de importação.

Mesmo com todo o ganho que o movimento para a substituição do papel pela tecnologia teve, a busca pela substituição do plástico de embalagens para o papel cresceu de forma impactante, auxiliando o crescimento da indústria, contemplando com o aumento de empregos e de investimento.

Indústria 4.0

Ao longo desse crescimento, essas indústrias estão sempre em busca de inovações tecnológicas, aperfeiçoamento de seus processos de produção, buscando uma maior qualidade no produto final e novas áreas do mercado para a aplicação da celulose.

Com base nisso, a indústria de papel e celulose entra no conceito de indústria 4.0, a que já passou pela quarta revolução industrial, onde, dentro dessa revolução , é reconhecido um avanço da tecnologia, sendo o uso de ferramentas da conectividade digital, o uso de “tecnologias emergentes” e o uso de aplicativos nesse meio. Ou seja, a história da indústria está marcada por saltos tecnológicos em direção à aproximação da automatização total dos processos.

Esse reconhecimento sobre o uso da tecnologia dentro da indústria está altamente ligado ao aumento da produção, onde ocorre a demanda por um maior controle de processos e pela otimização dos mesmos, buscando a redução de custos.

Indústria de papel e celulose inteligente

Estar inserido nas indústrias 4.0, a indústria de papel e celulose se beneficia de várias formas diferentes, tendo como exemplo:

  • Em relação à coleta de dados, a inserção de um banco de dados, se tornou essencial para uma boa gestão industrial, onde só traz melhorias para a indústria. Sendo que a coleta de dados pode ser um fator de risco a produção, que envolve toda a colheita florestal, o cozimento da madeira e a secagem da polpa, sendo assim a interconectividade e a utilização de medidores automáticos, eliminam os possíveis erros, tornando os dados mais precisos.
  • Quanto à conexão e acompanhamento em tempo real da cadeia de valor, a mobilidade e o monitoramento simultâneo das atividades, dos produtos e dos serviços, pode levar ganhos à indústria de papel e celulose em fatores como, segurança, comunicação instantânea, melhoramento no monitoramento de estoque, localização das cargas e identificação de gargalos na produção.

A junção dos fatores como: um maquinário informatizado adequado e ferramentas disponíveis na tecnologia torna a indústria de papel e celulose uma indústria inteligente, onde acontece um sistema de gestão flexível, que une o universo físico com o virtual.

Tendências do mercado 2020

Como já citado, pelo mundo existe um grande movimento que pede a substituição do plástico pelo papel, pelo fato de possuir o tempo de degradação menor, então uma das inovações no mundo da celulose é a utilização de fibras desse material nessa substituição. Outra área ligada à celulose é a aplicação dela na nanotecnologia, formando a nanocelulose, que pode ser usada de diversas formas no mercado.

Já ligado à produção de papel, uma inovação é a utilização em barreiras, ou seja, em aplicações que exigem resistência a água (copos, canudos). Assim auxiliando no movimento para a substituição. Dessa forma, contribuído para um mundo mais sustentável!

 12 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?