Importância do solo saudável

O solo exerce grande influência sobre a vida na terra, isso ocorre devido suas funções de sustentar as plantas, determinar o destino da água na superfície, é no solo que acontece a reciclagem de nutrientes, serve como habitat de diversos organismos, além de nos fornecer materiais para construções de nossas casas.

Existem diferentes tipos de solos os quais possuem variações em suas características, sendo elas: cor, fertilidade, quantidade e tipo de partículas minerais que os formam, tipo de organização dessas partículas formando os agregados ou torrões do solo, serosidade, porosidade, coesão, quantidade de água presente, entre muitas outras características estão relacionadas ao solo.

Como ocorre a formação do solo?

O solo é formado a partir da rocha de origem, a qual sofre ações do clima e organismos vivos por um longo período de tempo, e o relevo pode exercer influência nesse processo de formação dos solos.

Esses fatores como a rocha que é o material de origem, o relevo do local, os organismos presentes, o clima e o tempo, são os que determinam o tipo de solo que vai ser formado em determinada região.

Solos férteis e sua importância para as plantas

O solo é o responsável pela sustentação das plantas e, além disso, quando se trata de um solo fértil, o mesmo é capaz de suprir nutrientes, água e favorecer o crescimento das plantas.

Dessa forma, solos férteis possuem excelente qualidade para plantios no geral. Em sua grande maioria são ricos em matéria orgânica ou elementos químicos naturais, os quais influenciam positivamente o crescimento das plantas.

Como ocorre a classificação de solos

Levantamentos de solos possibilitam a classificação do solo de determinada região ou área, nos quais serão atribuídos ao solo em questão as suas características, tipo de solo e a sua distribuição.

Assim, a partir das informações obtidas sobre o solo pode se conhecer qual cultura pode ser plantada e a sua produtividade na área, levando em consideração além do solo às condições climáticas da região.

Onde posso estudar sobre os solos?

No livro “Sistema Brasileiro de Classificação de Solos” se encontra todo conhecimento de solos já estudado no nosso país, e que são importantes para a classificação de solos.

O livro descreve desde a formação do solo, suas propriedades, atributos, sobre os horizontes, a distribuição de solos Brasil, entre outras informações.

Como classificar o solo da minha propriedade

A classificação de um solo acontece a partir de avaliações dos dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do perfil que o representam, além dos aspectos ambientais do local, como o clima, a vegetação, o relevo, o material originário, as condições hídricas, características externas ao solo e relações solo-paisagem.

Dessa maneira, devido à quantidade de informações necessárias que devem ser levadas em consideração, essa classificação deve ser feita por profissionais da área de agrárias, os quais detêm do conhecimento desde a coleta correta no campo até as análises que devem ser realizadas.

Portanto, conhecer o solo da área em que se trabalha é essencial para seu planejamento. Ele possibilita saber o que se pode cultivar na área, qual o possível retorno do seu cultivo, quais são as propriedades que apresenta esse solo para assim maneja-lo da melhor forma possível.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?