Reflorestamento: exemplos e locais onde foi conservada grande parte da vegetação nativa

Sabemos que o Brasil é um país de extensão continental, mundialmente reconhecido pelas suas áreas de florestas, em especial, a Floresta Amazônica. No entanto, em função da acentuada degradação ambiental e do desmatamento, algumas áreas de florestas não possuem mais a habilidade para se restabelecerem naturalmente. Desta forma, o reflorestamento se torna uma opção bastante relevante para a recuperação da floresta nativa. Conheça locais que obtiveram sucesso em seus projetos!

Como se sabe, o reflorestamento busca, através do plantio de árvores, a manutenção da vegetação em áreas que ocorreram grande degradação e seus benefícios podem ser vistos no blog da ESALQ Jr Florestal. “REFLORESTAMENTO: O que é e quais seus benefícios?” e suas principais diferenças do florestamento.

Através do reflorestamento é possível recuperar grande parte do dano causado entre a fauna e flora do local, revertendo taxas de degradação ambiental e buscar a nova constituição dos serviços ecossistêmicos, confira mais a fundo no conteúdo da Conflor Jr. “Como o reflorestamento pode contribuir com os serviços ecossistêmicos?”

“O reflorestamento é a atividade de formar uma nova floresta em uma área em que foi desmatada.”

Refloresta Rio

É um Programa de Reflorestamento do Município do Rio de Janeiro que atua há mais de 30 anos em regiões de características topográficas em que favorecem a ocupação desordenada como em áreas verdes e de risco, trazendo problemas ecológicos e socioeconômicos à cidade.

Entre os benefícios do Programa é realizado a redução nos deslizamentos, escorregamentos e enchentes, inibição da expansão das comunidades em áreas de risco, aumento da cobertura vegetal, ligação entre fragmentos com a implantação de corredores verdes, redução dos incêndios florestais, melhoria no microclima, aumento da fauna silvestre e geração de renda na camada mais carente da população entre outros.

Morro do Urubu: 2019 – 1990

Em 33 anos, o programa já plantou mais de dez milhões de mudas em 3,4 mil hectares de área de morros e encostas em 92 bairros. Ao longo de todos esses anos, 15 mil moradores de comunidades aderiram voluntariamente à iniciativa. Eles recebem bolsa-auxílio, e a remuneração é a única fonte de renda para 60% das famílias.

Serra do Barata: 1987 – 2019

Programa Nascentes

O Programa Nascentes foi criado em 05 de junho de 2014, dia do Meio Ambiente, como Programa Mata Ciliar, para promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade e conta com projetos prontos para contratação e mais de 125 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, em propriedades rurais, assentamentos rurais do Estado e Unidades de Conservação.

O Programa alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 10 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

“As matas ciliares são fundamentais para manter a qualidade da água para todos. Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água. Sem mata ciliar, nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam (solapam) e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático.”

A grande importância do reflorestamento não deve ser deixada de lado, porém é possível que, através de atitudes sustentáveis, esse projeto diminua sua existência em vigor de maior proteção às matas nativas.

Proteja o meio ambiente e participe de projetos de reflorestamento em sua região!

 201 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?