Sistema Silvipastoril: descubra como funciona e os benefícios que essa conciliação pode trazer!

O Sistema Silvipastoril (SSP) ou interação pecuária-floresta (IPF), é uma modalidade dos sistemas agroflorestais, a qual há a conciliação entre a pecuária e a floresta, ou seja, quando animais e árvores são cultivados simultaneamente ou sequencialmente em mesmo território.

O que um sistema Silvipastoril?

Trata-se de uma categoria dos sistemas agroflorestais, cujo as técnicas de produção juntam animais, plantas forrageiras e árvores, em um mesmo território. Este tipo de sistema é uma forma de utilização da terra, a qual tem como finalidade gerar uma forma de produção complementar com a interação dos componentes presentes no sistema.

Atualmente, o sistema silvipastorial vem sendo usado como alternativa de reduzir os efeitos das condições climáticas que causam estresse aos animais, utilizando o as espécies de plantas nas pastagens. Fora isso, esse sistema acarreta um conforto maior aos animais presentes no mesmo, desse modo, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Benefícios da integração pecuária-floresta

Há diversos benefícios desse sistema, tendo como um deles a presença de espécies arbóreas na pastagem, a qual traz vantagens tanto na produção de forragem como em aspectos ecológicos.

A presença de espécies arbóreas possuem como consequência a modificação do microclima local, dessa forma, reduzindo a radiação solar e a relação de espectro de luz, assim, transformando a temperatura mais baixa, aumentando a umidade do ar, reduzindo a taxa de perda de água nas plantas e ainda, aumentando a umidade do solo.

Fora isso, a presença de componentes arbóreos reduz e evita a degradação da pastagem, pois suas copas reduzem o impacto da chuva sobre o solo e a velocidade dos ventos. Além disso, as raízes das árvores contribuem para a sustentação do solo e melhoria das propriedades físicas, tais como porosidade, infiltração e capacidade de retenção de água.

Como começar um sistema silvipastoril?

Para se estabelecer um sistema silvipastoril é necessário, antes de tudo, definir o número de árvores a ser plantadas, escolher corretamente as espécies, locais onde sua implantação trará melhor resultado e também preparar o solo para receber as plantas. O sucesso na implantação de sistemas agroflorestais depende de uma série de fatores, entre eles a disponibilidade de mudas de boa qualidade, viabilizada pela seleção de matrizes e implantação de viveiros.

Tipos de sistemas silvipastoris

– Árvores dispersas na pastagem: As árvores podem ser distribuídas aleatoriamente ou em espaçamentos predeterminados. Podem ser oriundas do manejo da regeneração natural, ou podem ser plantadas.

– Árvores em linhas na pastagem: Consiste na formação de faixas de árvores, recortando toda a pastagem, preferencialmente em nível.

– Bosquetes: proporciona maior área de borda árvores/pasto, muito atraente para a vida silvestre que se abriga junto às árvores.

– Bancos de proteína: A escolha das espécies para o banco de proteínas levará em conta, em primeiro lugar, a disponibilidade de sementes, bem como a facilidade de estabelecimento, boa capacidade de competição, produtividade e persistência, em sistemas de baixa alocação de insumos.

Outros tipos de sistemas

Existem outros tipos de sistemas como a integração Lavoura-floresta, contempla sistemas produtivos diversificados realizados na mesma área, em plantio consorciado, em sucessão ou rotação, confira mais sobre no blog da Flora Jr. “Conheça as Vantagens e os desafios da Integração Lavoura-Floresta (ILF)”. E também, a integração Lavoura-Floresta-Pecuária (ILPF), a qual trata-se de juntas essas três atividades numa só que agrega diversificação de atividades, intensificação no uso da terra e sustentabilidade, além de aumentar a biodiversidade, é possível ter acesso a fundo sobre o assunto no blog da Cenagri Jr. “Os Benefícios da ILPF“.

 98 Visualizações

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?