Conheça espécies essenciais para seu jardim

Ter um jardim sempre bonito é um privilégio para qualquer amante da natureza e da jardinagem, a tarefa parece ser trabalhosa, mas na verdade não é tanto assim, basta escolher as espécies certas e cuidá-las da maneira correta. Confira essas espécies e as técnicas de cuidados!

Os benefícios de ter um jardim em uma residência ou até mesmo em um local comercial são inúmeros, abaixo serão citadas algumas dessas vantagens:

  1. Elas ajudam a relaxar
  2. São umidificadoras naturais
  3. Tem poderes curativos 
  4. Incitam a criatividade
  5. Minimizam a alergia 
  6. Purificam o ar 
  7. Promovem mais energia 

Para garantir o sucesso do seu jardim é necessário primeiramente analisar 3 pré requisitos, que são: analisar a presença de luz, de chuva, de vento e de frio em excesso para que as plantas possam se adaptar de forma efetiva de acordo com o local que serão plantadas. 

As principais espécies de plantas para jardim:

  1. Cactos: estão sempre presente em projetos paisagísticos, são uma ótima opção por serem resistentes e ideal para quem não tem muito tempo de cuidar do jardim da forma que queria, eles necessitam de luz e pouca água, podendo regalos a cada sete ou dez dias 
  2. Clúsia: é uma planta extremamente versátil podendo se adaptar nas mais variadas luminosidades, é bem resistente e floresce na primavera e no verão, suas flores são brancas e seus frutos atraem passarinhos. Após o período de floração ela continua embelezando o seu jardim com folhas verdes brilhantes, apesar de ser bem resistente aos tipos de luminosidade a Clúsia precisa ser regada constantemente
  3. Luca: é uma planta bastante comum em jardins e áreas externas, pode ser utilizada dentro da resistência também já que se adapta muito bem em locais com pouca luminosidade, é de fácil manutenção e pode ser regada em intervalos espaçados já que ela prefere um solo mais seco. 
  4. Hera: é uma planta extremamente versátil, de fácil adaptação e com muitas funções, suporta o sol e também se desenvolve em climas variados, até em geadas, a hera não suporta solos encharcados de água por isso é importante regá-la apenas quando o solo estiver seco, a planta se molda a estrutura onde for colocada, proporcionando o aspecto de muros e paredes vivas. 
  5. Desilírio: é uma planta bem rústica, aparecia o sol intenso e pouco quantidade de água, a planta possui hastes serrilhadas que podem machucar ao toque, por isso recomenda- se o plantio em lugares com pouca circulação, pode ser plantado em vaso e canteiros também. 
  6. Espada de São Jorge: ou Espada de Santa Bárbara é uma das plantas mais cultivadas no Brasil, possui um grande valor simbólico e religioso no país, é de fácil manutenção, versátil e pode ser usada para criar cercas vivas ou adornar pequenos espaços, a planta deve ser regada apenas uma vez por semana ou quando o solo estiver seco, ela aprecia viver na sombra e com pouca iluminação, é bem resistente e ótima para quem não tem muito tempo para cuidar do jardim. 
  7. Ficus: Nas cidades o Ficus é ideal ser plantado em vasos, já que a planta tende a crescer muito, chegando até 30 metros de altura, em vasos ela pode ser cultivada tanto em áreas com bastante luminosidade quanto na sombra, 

São inúmeras a quantidade de espécies que podem ser cultivadas em seu jardim, nesse texto listamos algumas que consideramos como essenciais e de fácil manutenção para que você e sua área verde fiquem satisfeitos. 

E aí, gostou dessas dicas? Conhecia todas essas espécies? Nos acompanhe nas redes sociais e sempre receba dicas como essas. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?