Descubra como as queimadas no cerrado afetam outras regiões!

O bioma Cerrado é uma formação vegetal que possui uma enorme biodiversidade, conhecido também como savana brasileira, é considerado o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul.

Este bioma localiza-se em uma área com enorme potencial aquífero e vários tipos de vegetações. Abrangendo cerca de 22% do território brasileiro, equivalente a 200 milhões de quilômetros quadrados. O bioma está presente nos seguintes estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves no Amapá, Amazonas e Roraima. E também, compreende territórios do nordeste do Paraguai e do leste da Bolívia.

O Cerrado vem sofrendo intensas queimadas e desmatamentos,nos dias atuais, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, apresenta menos de 20% da sua área inicial, e desse restante apenas 2% estão protegidos em parques ou reservas.

Já a pecuária extensiva e a agricultura mecanizada de soja, milho e algodão são as principais causas da destruição de boa parte desse tipo de formação vegetal, em contrapartida, é possível estudar formas de Agronegócio sustentável no cerrado, como pode-se ver na matéria da Cenagri jr. “Agronegócio Sustentável No Cerrado”.

Para a prática da atividade agropecuária, ocorrem frequentemente as queimadas, pois esse é um ato que gera poucos custos para o preparo inicial do solo. Outra forma de queimadas nesse bioma são os tocos de cigarros jogados na mata – temperaturas elevadas, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar contribuem para a propagação do fogo. é possível saber mais sobre  as queimadas no blog da Flora Júnior “O Desmatamento do Cerrado”.

As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, como por exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes. Outro efeito é a degradação de outros domínios naturais que dependem direta e indiretamente do bioma Cerrado, o que inclui, principalmente, o Pantanal mato-grossense.

Atualmente, o Cerrado é considerado um hotspot, termo que refere-se ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas,ou seja, necessita-se  de uma maior atenção para manter sua preservação. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?