Você sabe a importância das árvores urbanas, e quais espécies são mais utilizadas?

Provavelmente você já viu uma árvore na calçada da sua rua, ou então na área urbana perto da sua casa, elas estão muito presentes no nosso cotidiano, isso porque normalmente as cidades possuem um plano de arborização, é um planejamento que contém espécies adequadas para o plantio em determinadas áreas visando à beleza, conforto, praticidade e aumento de área verde.


Quais os benefícios de plantar árvores em áreas urbanas?

Você já ouviu falar em ilhas de calor? É um fenômeno que ocorre em áreas urbanas principalmente por causa do excesso de concreto, asfalto e construção causando um aumento e concentração de temperatura, e para amenizarmos esse efeito, podemos usar a arborização, um conjunto de árvores em locais como esse pode trazer diferenças de até 3ºC abaixo , você pode achar que é pouca coisa mas segundo a NASA, o aumento de apenas 1ºC acarreta 20% a mais de uso de energia elétrica.

Portanto trazer árvores para esses espaços mais quentes trará mais sombra, sensação térmica menor, além do enriquecimento ambiental da flora e da fauna.

É possível plantar qualquer espécie em áreas urbanas?

Um plano de arborização requer muita cautela e planejamento, nem todas as espécies por exemplo podem ser plantadas em calçadas, deve-se levar em consideração os fios elétricos a distância entre alguns equipamentos, devido a riscos de acidentes.
Para isso é levado em consideração o porte da espécie, tamanho da copa, seu diâmetro, o tempo de crescimento e até mesmo as sementes e frutos que ela produz.

Sendo assim podemos exemplificar algumas espécies utilizadas na arborização:

● Pequeno porte: Carobinha, Pata de vaca, Guaçatonga, Araçá, Pitangueira, Guanhuma, Mulungu.

● Médio porte: Ipê-amarelo, Angelim-doce, Oiti, Magnólia amarela.

● Grande porte: Sibipiruna, Tipuana, Jacarandá Mimoso, Pau-ferro.

Gostou desse conteúdo? Fique por dentro das nossas redes sociais que estaremos sempre
postando sobre diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?