Descubra a importância de realizar a secagem da madeira de forma adequada

A madeira apresenta destaque entre os diferentes tipos de materiais usados pelo homem, frente a sua variabilidade de propriedades físicas e mecânicas, bem como as suas características estéticas, de modo a permitir seu aproveitamento em uma vasta gama de aplicações e ambientes. 

No entanto, é importante pontuar que a madeira é um material higroscópico, ou seja, apresenta variações no teor de umidade de acordo com o meio. Tal comportamento pode ser monitorado e devidamente controlado, sobretudo diante do processo de secagem da madeira. Por essa razão, a secagem adequada é considerada um recurso de grande importância na fabricação de produtos com maior qualidade e valor agregado.

Qual a importância da secagem?

Por sofrer alterações conforme seu teor de umidade, a madeira demanda um sistema adequado de secagem antes de ser utilizada no processo industrial. Nesse sentido, representa uma etapa essencial e que demanda muita atenção.

Dentre as vantagens obtidas por meio da secagem da madeira, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Redução dos riscos de ataques de fungos;
  • Melhora na atuação de vernizes e tintas a serem aplicados na madeira;
  • Aumento da resistência mecânica;
  • Proporciona maior qualidade na aplicação de colas e substâncias preservantes.

E se a secagem da madeira não for realizada de forma adequada?

Por sua vez, se tal processo não for realizado de forma adequada e eficiente, existe a possibilidade de que a madeira apresente aspectos como empenamentos, colapsos, rachaduras e encruamentos.

Sendo assim, a secagem da madeira deve ser acompanhada por profissionais especializados para sua devida realização. A Ecoflorestal Jr está à disposição para sanar possíveis dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?