Coleta e análise de dados dos Inventários Florestais

17 de mar de 2025

Imagem de destaque para Coleta e análise de dados dos Inventários Florestais

O inventário florestal é uma técnica utilizada para dimensionar os recursos florestais por meio de variáveis qualitativas e quantitativas, bem como a coleta de outras informações a respeito da área. 
O inventário completo pode fornecer dados sobre a área, mapeamento da propriedade, estimativas de diâmetro, altura, espécies, famílias, área basal, mortalidade, recrutamento e crescimento das árvores, entre outras informações.

A coleta de dados através do Inventário é extremamente importante, tanto para fins de conservação, quanto manejo da produção. Para as empresas florestais é o processo no qual estima-se a quantidade de madeira disponível, em determinada área, no momento atual, e assim podem projetar modelos para estimar a quantidade final de madeira que será obtida. Podemos utilizar esses dados coletados para outras áreas além da produção, como o Manejo Florestal Sustentável, Monitoramento de crescimento e Catalogação de espécies.

Alguns dados importantes obtidos são a altura, o DAP (diâmetro na altura do peito, 1m30cm) e também pode-se realizar a cubagem rigorosa. Os dados devem ser processados através de softwares, como o R, para realizar análises estatísticas da população amostrada, assim como obter modelos de crescimento e estimar os parâmetros populacionais.

Alguns dos instrumentos utilizados são: a fita métrica e a suta para inferir o DAP, e o hipsômetro ótico para medição da altura.

Existem tipos distintos de inventários florestais, variando conforme objetivo, a abrangência e outros fatores, entre eles estão: Inventário Pré-corte, Inventário Contínuo, Inventário Florestal de sobrevivência, Inventário Florestal para planos de manejo, cada um com sua importância.

Ficou interessado no assunto? Corre no Instagram @ecoflorestaljr e confira muito mais!!!